Soluções

Gestão de Riscos e Continuidade de Negócios

Gestão de Risco com foco na estrutura de Tecnologia de uma empresa normalmente não é visto como algo prioritário, uma vez que o próprio conceito de gestão de risco não é totalmente compreendido, por ser uma abordagem relativamente nova.

Entende-se como Gestão de Risco em Tecnologia da Informação a administração de todos os recursos físicos (servidores, computadores, rede, switches, roteadores) ou lógicos (sistemas operacionais, bancos de dados, aplicativos, internet), as chances de ocorrerem problemas nestes recursos e o impacto que estes problemas podem causar no dia a dia das atividades profissionais dos colaboradores e gestores.

Ao gerir os riscos de possíveis problemas, é possível mapear o impacto de cada recurso físico ou lógico no andamento das atividades, desde o equipamento inicial até a atividade fim, como a emissão de uma nota fiscal ou a finalização de um processo de venda. Desta forma a empresa pode prevenir-se, com a ativação de sistemas de redundância para os principais recursos, evitando a parada parcial ou total da operação da empresa em virtude de problemas inesperados com tecnologia.

E o resultado desta prevenção resulta na Gestão de Continuidade de Negócios, ou seja, em quanto tempo a empresa estará operando novamente após algum evento. Uma política mínima poderia ser representada assim:

  • Percentual mínimo de recursos ativos para a empresa operar: 40%
  • Tempo máximo aceitável para operar a 40% após o evento: 15 minutos
  • Tempo máximo aceitável para operar a 80%: 50 minutos
  • Tempo máximo para operar a 100%: 2 horas
  • Tempo máximo para reativar reduncâncias: 6 horas

Este exemplo apresenta um cenário onde já se conhecem os riscos existentes na estrutura e, com base no investimento já feito e na ativação das redundâncias, a gestão aprova juntamente com a equipe de TI estes percentuais e tempos. Assim os gestores tem a garantia de tempos de parada controlados, podendo prevenir-se com protocolos de ações para quaisquer cenários.

A LK6 trabalha com planejamento, projeto e execução de sistemas de redundâncias, bem como a criação de planos de Gestão de Riscos e Gestão de Continuidade de negócios, para que a Tecnologia da Informação seja utilizada de forma totalmente estratégica, voltadas aos negócios na empresa.

Contate-nos hoje mesmo e conheça nossas soluções.

Posts Recentes

Contate-nos!

Rua Domingos de Almeida, 135/1102

Novo Hamburgo - RS - 93510-100

Fone: +55 51 3065-6001

Fone: +55 51 99999-7030

Email: lk6@lk6.com.br